Visualizações de página

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Teste: Estou no Caminho da Liderança?

Você deverá atribuir os graus 1, 2, 3 ou 4 a cada uma das afirmações feitas.


Considere: 
1 – Nunca 
2 – Raramente 
3 – Algumas vezes  
4 – Freqüentemente 


Seja sincero.

Isso o ajudará no autoconhecimento e no autodesenvolvimento. 


1-Conheço as metas globais da empresa, seus projetos e os resultados que ela obtém. 
2-Mantenho-me informado sobre os outros setores da empresa, suas metas e projetos, dificuldades e facilidades. 
3-Ajudo todos, incluindo meu chefe, a enfrentar novos desafios. 
4-Mantenho-me atualizado com o que acontece no mundo. 
5-Envolvo-me na elaboração e disseminação da missão, visão e valores da empresa. 
6-Percebo como a minha atribuição contribui para o desejado desempenho da empresa. 
7-Compartilho informações com todos os membros de minha equipe. 
8-Busco significado em meu trabalho e procuro fazer com que os outros também o busquem. 
9-Faço alianças com pessoas de outros setores, dentro ou fora da empresa, de modo a atingir metas que possam beneficiar a todos. 
10-Considero que, enquanto estiver na empresa, tenho de ser comprometido com ela. 
11-Procuro ouvir o ponto de vista de outras pessoas, mesmo quando discordo dele. 
12-Admito que tenho muito a aprender e, portanto, a desenvolver-me. 
13-Esforço-me para que as realizações inovadoras da empresa sejam bem sucedidas. 
14-Vejo crises, incertezas, turbulências como oportunidades para aprendizagem e mudanças. 
15-Reconheço que minhas decisões sejam afetadas por sentimentos. 
16-Reconheço e recompenso aqueles que contribuem para o sucesso da empresa. 
17-Procuro aprender ao máximo sobre problemas e com eles, independentemente de visualizar-lhes ou não uma solução. 
18-Busco ser criativo. 
19-Envolvo pessoas de vários níveis na realização de mudanças e decisões importantes. 
20-Crio situações que estimulam o crescimento de indivíduos e grupos. 
21-Tenho atitude positiva diante das dificuldades. 
22-Uso palavras de estímulo quando os resultados não são satisfatórios, de modo que todos possam aprender com o erro. 
23-Escuto a opinião da equipe, sempre estimulando os colaboradores a pensar, participar e assumir novos desafios. 
24-Valorizo os sentimentos das pessoas com as quais trabalho e as estimulo a fazer o mesmo. 
25-Procuro ter alto astral. 
26-Sei catalisar a energia das pessoas da empresa para a solução de problemas e para a realização dos projetos da empresa.
27-Sou cooperativo, leal, ético e jamais prometo algo que não posso cumprir.
28-Tenho humildade suficiente pata aceitar meus pontos fracos, bem como as críticas. 
29-Busco superar metas. 
30-Procuro criar na empresa um ambiente de trabalho estimulante e desafiador. 

Some o total de pontos =________ Divida por 30 =________ 
Resultado =________  

Se você obteve 4 ou 3 pontos, tudo indica que você está no caminho da liderança. Abaixo de 3, compre uma bússola. 





Crédito: VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário